Saúde Bucal Faz Bem ao Coração
É comum ouvir, especialmente das pessoas mais idosas, que a saúde começa pela boca. Essa afirmação pode fazer referência não apenas aos alimentos que consumimos, mas também ao cuidado que temos com nossos dentes.
Obviamente, uma boa alimentação é fundamental para se manter saudável e ter uma melhor qualidade de vida, evitando várias doenças. O que muitos não sabem é que a não higienização correta dos dentes pode trazer diversos problemas para o organismo de maneira geral.
Além das tão conhecidas cáries — e outras patologias como gengivite, placa bacteriana, tártaro e mau hálito — existem doenças resultantes da má escovação e da falta de cuidados com a boca que afetam seriamente outros órgãos do corpo, e a endocardite bacteriana é uma delas. Essa doença consiste na infecção do endocárdio (que é o revestimento interno do coração), provocada por vermes e bactérias, resultando em uma inflamação. De modo geral, os agentes causadores são originários da boca por conta de falta de higiene bucal. No entanto, infecções de pele e intestino, doenças sexualmente transmissíveis, cateteres, agulhas e até procedimentos odontológicos que causem corte na gengiva também representam fatores que podem desencadear a endocardite.

Como a Higiene Bucal Evita a Endocardite?
Para evitar passar por todos os transtornos da endocardite a prevenção é, sem dúvidas, a melhor opção. Como dito anteriormente, a principal causa dessa doença são as bactérias presentes na boca que chegam à corrente sanguínea. Dessa forma, manter a higiene bucal é a arma que se tem para combatê-las. Todos sabem a necessidade de escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia — ou seja, logo após as principais refeições. Mas devido a correria do dia a dia, muitos acabam deixando esse hábito de lado. Uma forma de manter seus dentes e boca saudáveis é estabelecendo uma rotina de higiene bucal. Para isso, siga estas dicas:

Referência: cmosdrake.com.br