Bruxismo: Causas e Prevenções
Mas o que é bruxismo? É um transtorno em que o indivíduo aperta ou range os dentes, de forma involuntária ou semivoluntária, durante o sono (bruxismo noturno) ou acordado em situações de estresse (bruxismo em vigília).
Trata-se de um hábito que faz com que os pacientes pressionem fortemente os dentes. Alguns também rangem, provocando o desgaste dos mesmos.
Na população mundial, cerca de 30% das pessoas têm essa condição, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, dados oficiais apontam que o problema atinge 40% da população.
As causas mais comuns são estresse, ansiedade e tensão. Ainda que o bruxismo não seja um transtorno perigoso, pode causar lesões dentárias permanentes se não for tratado. Ranger os dentes é cerca de 40 vezes mais potente do que mastigar.
Sintomas
A maioria das pessoas que contrai a musculatura e que range os dentes não sabe que tem esse hábito involuntário. Com frequência, a pressão sobre os dentes acontece quando as pessoas estão dormindo, concentradas em fazer algo ou estressadas.
O curioso é que o bruxismo nem sempre gera sintomas, ainda que muitas pessoas sintam dores faciais, dores de ouvido ou de cabeça quando acordam. Outras pessoas percebem, com o tempo, a erosão dos dentes. Mas, em geral, costumam descobrir isso apenas quando visitam o dentista.
Tratamento e Prevenção
Os tratamentos servem para reduzir a dor, prevenir o dano dental permanente e diminuir a fricção dental. Para proteger os dentes de maneira permanente, recomenda-se o uso da Placa Oclusal, um dispositivo confeccionado de forma individualizada, em resina acrílica, que se encaixa entre as arcadas dentárias. O objetivo deste aparelho é controlar as forças que agem no sistema mastigatório, promover alívio das dores e proteger os dentes da atuação de cargas traumáticas adversas provenientes de hábitos parafuncionais.
Mudanças no estilo de vida para controlar o estresse e a ansiedade diária é fundamental para o sucesso no tratamento de bruxismo. No IBCD você conta com uma equipe de especialistas preparados para oferecer apoio ao tratamento. Ligue (62)4101-8148 e agende sua consulta.
Referências: BBC e Blog da Saúde